REPRESENTANTE DE CLASSE – EF1

Por - 19 de junho de 2018

Uma escola que busca a participação efetiva de todos os que estão envolvidos na construção de suas ações educacionais e da aprendizagem é aquela que se baseia em princípios democráticos, em especial na democracia participativa, dando direitos de participação igual para estudantes, professores e funcionários. Nessa perspectiva surge a importância do representante de classe. Um aluno da classe escolhido para representá-la nos diferentes momentos da escola, frequentemente recebe funções como dar avisos, ser capaz de ouvir a turma e expressar suas opiniões, eventualmente tendo de auxiliar algum colega e esclarecer mal-entendidos. Assim sendo o projeto Representantes de classe – agente multiplicador com liderança positiva pretende possibilitar a formação da consciência dos alunos para que se comprometam com a cidadania, enquanto sujeitos da construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Nos 5ºs anos iniciamos a preparação deste projeto, Representante de Classe, com o programa do PROERD, nas aulas de Educação para Pensar e no bate papo com os vereadores Fabia Ramalho e Luiz Carlos Rossini, que enfatizaram a importância do trabalho em equipe, liderança positiva, responsabilidade e dicas para os candidatos. Foi uma troca de ideias muito valiosa e prazerosa. Próxima etapa deste projeto será a candidatura, apresentação das propostas e a gravação de um vídeo dos candidatos. Aguardem!

Renata Penteado – Orientadora Educacional do EF1