Salesianos de Dom Bosco

Salesianos de Dom Bosco é uma organização internacional, dedicada em tempo integral ao serviço dos jovens. Presentes em 133 nações no mundo, trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso. No Brasil, estamos espalhados por todas as regiões geográficas e divididos em seis inspetorias:

• São Paulo
  • Belo Horizonte
  • Campo Grande
  • Manaus
  • Porto Alegre
  • Recife

Seja na escola, na obra social, no ensino superior, nas paróquias ou com as diversas áreas de animação que formam a Pastoral Juvenil Salesiana, sempre estaremos ao lado dos jovens e com a Igreja.

“Entre vocês, me sinto bem”

Monseñor Octavio Ortiz Arrieta

Fazemos parte da Rede Salesiana de Escolas, hoje, maior rede católica de educação das Américas: congrega cerca de 5 mil educadores e 85 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em mais de cem escolas. A integração em Rede garante uma qualidade única em todo o país, que é colocada em prática valorizando o que há de particular em cada região brasileira e na história dos colégios.

Nossa História – Salesianos no Brasil

A Congregação Salesiana está presente no Brasil há 126 anos. Sua chegada é decorrente da imigração Italiana, para atender aos filhos dos imigrantes que se instalavam no país. Como o carisma salesiano é totalmente voltado à educação, os imigrantes queriam garantir que a educação de seus filhos pudesse manter o mesmo padrão que tinham na Itália, e assim, a cidade de Niterói (RJ) foi a primeira a instituir um Colégio Salesiano, aquela época, no modelo de internato. Hoje o carisma salesiano está em todo o território nacional e suas principais escolas formam a Rede Salesiana de Escolas (RSE), com mais de 100 Estabelecimentos e cerca de 80 mil alunos. A Rede Salesiana de Ação Social (Resas) obra social Salesiana que atende mais de um milhão de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade no país. As obras Salesianas contam com parcerias privadas e públicas e anualmente colocam no mercado de trabalho mais de 300 mil jovens que cursam o ensino profissionalizante.

Dom Bosco foi um homem visionário, grande articulador político e religioso e sempre trabalhou em prol da juventude. Chegou a profetizar o surgimento de uma grande cidade (Brasília), onde há um santuário dedicado ao santo. Sua profecia chegou a detalhes do lugar onde seria construída, inclusive com precisão de datas. Por isso, Dom Bosco é co-Padroeiro de Brasília, junto com a Nossa Senhora Aparecida.

A Família Salesiana, assim chamada por Dom Bosco, está presente em diversas frentes na sociedade e conta com um número expressivo de ex-alunos proeminentes. Entre eles destacam-se políticos, grandes empresários, atores, escritores, atletas, artistas, jornalistas, ministros de Estado. É quase impossível elencar as personalidades que passaram pela Educação Católica nas Escolas e Obras Salesianas, onde há um salesiano há uma presença marcante e diferenciada de acolhida, afeto e alegria, sempre perseguindo uma máxima do fundador em formar “bons cristãos e honestos cidadãos”.

Hoje, o Liceu de roupagem nova, fazendo uma releitura do Sistema Educativo de Dom Bosco, se reconhece pródigo em bênçãos, agradece a Deus por essa trajetória, e pode proclamar: “O Liceu foi fruto de um gesto de amor”.

O Colégio

O Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora está situado na cidade de Campinas, estado de São Paulo.

Construídos em terras doadas pelos Barões Geraldo de Resende e Francisco e Amélia Bueno de Miranda, possui 79.874,15m2 de área total e 39.775,65m2 de área construída, com uma das melhores infraestruturas educacionais da região.

Missão

Fundamentado nos princípios cristãos sob o prisma do Sistema Preventivo de Dom Bosco, o Colégio Liceu tem na Razão, na Religião, na Bondade e na Presença dos educadores, os pilares pela qualidade de ensino e formação integral da criança/ jovem, sempre norteados pelos valores da ética e da moral.

“Bons cristãos e honesto cidadãos.”

Missão Pedagógica

Busca-se, respeitado o processo pedagógico de cada fase, a formação de homens integrais realizados como pessoas e cidadãos com sólidas bases culturais e humanas que lhes permitam abraçar qualquer profissão com competência, comprometimento e ética e que encontrem na relação com o Transcendente o significado de suas vidas. O Colégio Liceu oferece formação educacional para:

• Educação Infantil
  • Ensino Fundamental 1
  • Ensino Fundamental 2
  • Ensino Médio – período integral
  • LICEU PLURAL – período integral opcional

Nossa escola, alinhadas com o humanismo otimista de Dom Bosco, professa sua crença no protagonismo das crianças e dos jovens que, se bem formados, serão capazes de construir a sua autorrealização, a felicidade de suas famílias e ser presença diferenciada na sociedade.

Valores

Guiados pelo conhecimento e comportamento humano, o Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, valoriza e permite aos educandos estarem bem preparados cultural, humana e cristãmente na construção de suas vidas.

Valoriza:

• Pilares Educacionais: Razão, Religião, Bondade e Respeito Educacional;