Projeto Voluntariado – Pastoral

Por - 28 de junho de 2016

A Equipe de Pastoral juntamente com os professores de Ensino Religioso e Educação para o pensar, iniciaram nesse primeiro semestre o projeto voluntariado com os alunos dos nonos anos, visando o protagonismo juvenil e a prática da solidariedade.
Primeiramente, os alunos foram levados a conhecer o trabalho de duas instituições selecionadas pela Pastoral através de palestras com os responsáveis por elas. Sensibilizados diante da questão do cuidado com o idoso carente, eles optaram por realizar o Projeto Voluntariado no Lar dos Velhinhos de Campinas, e para isso foram realizadas algumas tratativas entre a Pastoral da nossa escola e representantes da instituição, com a finalidade de levantar qual seria a primeira atuação dos adolescentes.
No decorrer das aulas das disciplinas de Ensino Religioso e Educação para o pensar, a Pastoral atuou em parceria com os professores das duas disciplinas em discussões sobre o cenário do voluntariado hoje, envolvendo temas como valores, escolhas, direitos humanos e tolerância. Nesses encontros os alunos puderam ampliar seus conhecimentos e contribuir com sugestões de como eles poderiam atuar junto aos idosos.
No mês de maio, outros encontros foram realizados entre os membros da Pastoral da escola, a coordenação do setor e uma comissão de alunos que se candidataram como líderes em cada turma para organizar as propostas sugeridas pelos alunos.
Nos dias 7, 14 e 21 de junho, os alunos, a Pastoral e alguns pais, puderam colocar em prática no Lar dos Velhinhos uma festa junina, um baile da terceira idade e o tão esperado bingo, respectivamente, sendo todos os eventos acompanhados de um gostoso café da tarde, parte dele também organizado pelos próprios alunos.
Certamente, com essa experiência nossos adolescentes foram marcados pela vivência da espiritualidade Salesiana, colocando em prática um dos ensinamentos de D. Bosco: “Tratemo-nos uns aos outros com gentileza, cortesia e caridade.”
Se para os idosos foi uma grande alegria receber os jovens e desfrutarem de tardes diferentes e recreativas, para os alunos, ficou claro o sentimento de alegria por poder doar um pouco do seu tempo e colocar em prática esses ensinamentos de D. Bosco. A satisfação pelo encontro foi tanta que ambos expressaram o plano de em breve se reencontrarem. Vamos nos organizar e trabalhar para que isso aconteça no próximo semestre!

Equipe de Pastoral