Sobre o Projeto Pessoal de Vida

“Aquilo que uma pessoa se torna ao longo da vida depende basicamente de duas coisas: das oportunidades que teve e das escolhas que fez” (Antônio Carlos Gomes da Costa).

As escolas salesianas têm por princípio formar o bom cristão e honesto cidadão em harmonia com a qualidade e excelência de ensino, tornando possível a continuidade das ideias de Dom Bosco.

A partir desse pensamento, entende-se que o processo de orientação vocacional deve ser permeado pela ideia de ser humano em constante movimento, que vai se construindo a partir de suas escolhas e vivências na interação com o outro. Dessa forma, o Liceu tem a proposta de oferecer ao estudante condições para que ele escolha, não definitivamente, mas na etapa de vida em que se encontra, um caminho positivo e possível de ser trilhado.

O tema mais específico da orientação profissional é relevante e pertinente à faixa etária dos alunos do Ensino Médio, nesta etapa de escolha de um curso universitário, de uma universidade, de uma carreira profissional. Nesse sentido, a semana profissional desenvolvida anualmente em todos os setores da escola, no mês de agosto, é ação bem programada e desenvolvida com excelente qualidade, objetivando propiciar momentos de reflexão sobre o mundo do trabalho, as profissões e carreiras de interesse dos alunos, além de orientá-los sobre fontes de informações a respeito destas, dos cursos, das universidades e as formas de acesso ao mercado. Como não poderia deixar de ser, permeiam a programação atividades que despertam no jovem a importância de pautar suas escolhas em valores internalizados durante toda a sua formação.

Em 2013, com o objetivo de implementar as atividades, uma nova proposta da Orientação Educacional do Ensino Médio está sendo desenvolvida, por meio de um planejamento que viabiliza ações durante todo o ano, integradas ao conteúdo da disciplina Ensino Religioso, sob orientação da Professora Silvana Gracioli Pedroso.

Os alunos dos 3os anos estão tendo a oportunidade de pensar em seu “Projeto Pessoal de Vida”, em encontros mensais (iniciados em março), nas aulas de Ensino Religioso, desenvolvendo os temas previstos no material da RSE, aliados às propostas da Orientação Educacional, destacando-se: sonho, realidade e passos; autoconhecimento, escolha profissional e mundo do trabalho. O objetivo é propiciar o desenvolvimento do protagonismo do aluno em relação à vida dele, fortalecendo-o para escolhas seguras e dignas, baseadas em valores, contribuindo para a sua formação integral.

Para complementar a preparação para o momento específico da escolha profissional, duas atividades se destacaram no 1º semestre/13:

– o testemunho do ex-aluno Gabriel Seixas Disselli, que estudou no Liceu de 2001 até 2012, e foi aprovado em Engenharia Mecânica na UNICAMP / UNESP / UFSCAR / USP;

– a apresentação da Professora Rosemary Cardoso Cabral, do UNISAL, que conversou com os alunos sobre os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão.

Maria Auxiliadora Toledo.
Orientadora Educacional do Ensino Médio