Professor de Física do Ensino Médio se prepara para novos desafios !

Por - 16 de agosto de 2017

O professor de Física do ensino médio, Rafael Bonato, do Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, inscreveu-se e foi selecionado no concurso “Escola de Física CERN 2017”. O curso será realizado entre os dias 31/08/2017 e 09/09/2017 nas cidades de Lisboa e Genebra. Esse curso é voltado para a formação de professores na área de física moderna, mais especificamente em física de partículas. Busca alinhar o trabalho de atualização do currículo do ensino médio com a expectativa de carreira científica dos estudantes. Parte do curso será ministrada no acelerador de partículas LHC (Large Hadrons Collider).

A Escola de Física CERN, que seleciona e acompanha os professores brasileiros ao CERN, é coordenada pela Sociedade Brasileira de Física (visite o link e conheça um pouco mais sobre o trabalho deles  http://www.sbfisica.org.br/v1/, através da sua Secretaria para Assuntos de Ensino, cujo apoio é fundamental para que esse projeto seja realizado.

Os professores brasileiros têm ido ao CERN no Programa original dos Professores Portugueses, graças à oportunidade gerada pelo LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas – em Lisboa) de Portugal, que abriu a possibilidade de participação de professores de outros países de fala portuguesa na “Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa”, originalmente restrita para professores portugueses. Quem coordena o projeto geral junto ao CERN é o prof. Pedro Abreu, do LIP http://www.lip.pt/~abreu

Esse projeto é coordenado pelos professores Nilson Marcos Dias Garcia e Nelson Barrelo Jr., que ficam responsáveis pelo processo de seleção, treinamento e acompanhamento dos alunos/professores selecionados para a Escola de Física do CERN 2017, pela SBF.

Desejamos ao professor Bonato um excelente aproveitamento deste curso, que trará aos nossos alunos o que há de mais moderno e interessante no universo da Física!

Equipe Pedagógica do Ensino Médio