O que é a Pastoral Juvenil?

Expressão da missão eclesial no estilo de Dom Bosco, a Pastoral entende a evangelização como a principal urgência de sua ação e está ciente de que a sua tarefa fundamental é propor a todos os jovens viverem a existência humana como Jesus a viveu, para que, aos poucos, encontrem-se com Cristo, vivam plenamente a própria humanidade e sejam protagonistas e corresponsáveis na construção do Reino de Deus no mundo.

A Pastoral Juvenil Salesiana é, portanto, ação orgânica de uma Comunidade Educativo-Pastoral, que movida por uma missão carismática, quer habilitar os jovens a crescerem até a própria maturidade, até colherem o seu apelo religioso e até a comunhão na Igreja com Jesus Cristo, percebido como aquele que dá plenitude à vida, sendo seu fundamento. E, ainda, até serem, graças às intervenções educativas: “bons cristãos e honestos cidadãos”.

Campanhas da Pastoral

Alunos Envolvidos: Todos os alunos.

Descrição: Campanhas solidárias ao longo do período letivo fomentam a solidariedade e o protagonismo juvenil.

Objetivo: As campanhas solidárias ocorrem ao longo do ano letivo, para todos os alunos do Liceu, articuladas pela equipe de pastoral, professores, voluntários e colaboradores. Visando a comprometimento social, solidariedade e o protagonismo juvenil, as campanhas de arrecadação de ovos de Páscoa, agasalhos e brinquedos atendem às obras sociais salesianas e instituições parceiras do Liceu.

Além disso, é oferecida aos nossos alunos uma oportunidade de entrar em contato com uma realidade diferente da que eles conhecem, contribuindo, assim, para uma maior reflexão e senso de coletividade. As famílias também são convidadas a motivarem e participarem das arrecadações e entregas.

Percebe-se, ao fim, que as campanhas são espaços de formação, conscientização e transformação, resgatando o ideal de Dom Bosco para as gerações: “Bons cristãos e honestos cidadãos”.

AJS – Articulação da Juventude Salesiana

Alunos Envolvidos: Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Descrição: Movimento juvenil com dinamismo espiritual. Realça os valores evangelizadores, suscita iniciativa apostólica e entusiasmo de vida.

Objetivo:

É uma rede de apoio mútuo de articulação entre os variados grupos juvenis que se identificam com a Espiritualidade Juvenil Salesiana e que desejam vivê-la no seu dia-a-dia. Segundo a proposta educativo-evangelizadora de Dom Bosco, trata-se de um movimento juvenil concebido não só como organização, mas como dinamismo espiritual, com um núcleo comum de valores evangélicos que suscita iniciativa apostólica e entusiasmo de vida. A AJS reúne os representantes desses grupos juvenis para pensar toda a ação Pastoral da Obra Salesiana, tornando assim os grupos, apesar das particularidades de cada um, fiéis ao mesmo espírito salesiano. A identidade da AJS é, portanto, a Espiritualidade Juvenil Salesiana, proposta clara de santidade no cotidiano, vivência dos sacramentos e piedade mariana.

GAP – Grupo de Amigos da Pastoral

Alunos envolvidos: Ensino Fundamental II – 6º e 7º anos.

Descrição: Atuação em campanhas solidárias, gincanas e teatros.

Objetivo:

O grupo de amigos da Pastoral (GAP) é formado pelos alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II que se reúnem quinzenalmente. Dispostos a auxiliarem nas atividades pastorais do Liceu, eles atuam nas campanhas solidárias, gincanas e teatros. Além disso, o GAP põe em prática o protagonismo e o associacionismo juvenil em atividades de voluntariado dentro do Colégio.

PJE – Pastoral da Juventude Estudantil

Alunos envolvidos: Ensino Fundamental II – 8º ano ao Ensino Médio.

Descrição: Grupo de alunos que realizam atividades internas junto a pastoral juvenil. Participam de visitas externas.

Objetivo:

A PJE – Pastoral da Juventude Estudantil  do Liceu é formado pelos alunos a partir do 8º do Ensino Fundamental II até os alunos do 3º do Ensino Médio. Os voluntários da Pastoral do Liceu realizam as suas atividades internamente, tendo funções em quase todas as ações da Pastoral, e externamente com visitas. Esse grupo se reúne quinzenalmente às sextas-feiras para os encontros formativos. Esses encontros formativos querem suscitar o protagonismo, a espiritualidade, a empatia, etc., visando numa formação integral desse(a) aluno(a) que se entrega para essa rica experiência. Ao final do ano, cada voluntário recebe seu certificado com as horas computadas.

Dia da Turma

Alunos envolvidos: Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Objetivo:

Proporcionar um momento de interação, espiritualidade e lazer, no qual serão desenvolvidas atividades que levarão não somente entretenimento, mas também a oportunidade de partilha da vida, fraternidade e união entre os alunos.

JÁ PENSOU EM SER SALESIANO?

Deus tem um chamado para cada um de nós. Recebemos esta vocação no dia em que fomos batizados e enviados para anunciar o Reino de Deus.