Projeto Pastoral

Pastoral Juvenil Salesiana (PJS)

A pastoral é a ação da comunidade eclesial que torna presente Jesus Cristo e a sua realidade de salvação num grupo humano que vive num tempo e num espaço determinados. Tem, pois, duas referências essenciais: Jesus Cristo, vivo e presente na Igreja, e o grupo humano concreto, com sua realidade social e cultural.

A Pastoral Juvenil Salesiana (PJS) insere-se nessa ação eclesial para enriquecê-la com o dom do carisma salesiano e encarná-la no mundo juvenil. Desse modo, é a nossa forma de viver e atuar a missão salesiana segundo a espiritualidade e o Sistema Preventivo de Dom Bosco, a serviço da missão evangelizadora da Igreja.

(Quadro de Referência da Pastoral Juvenil Salesiana . São Paulo: Editora Salesiana, 2005, pp. 28-35).

Frentes de Trabalho da PJS

Animação Pastoral

Refere-se aos projetos ligados ao desenvolvimento da PJS junto a toda comunidade educativa.

Bom dia e Boa tarde

Objetivo: promover diariamente, no início das aulas, mensagens sobre a Família Salesiana, datas comemorativas, atividades específicas de nossa escola, e fazer junto com os nossos alunos uma oração, entregando o dia nas mãos de Deus. Estes momentos são promovidos pela Direção, Coordenação e Equipe de Pastoral.

Ano Litúrgico

Objetivo: realizar com toda a comunidade educativa atividades que acompanham a proposta litúrgica da Igreja, como a reflexão da Campanha da Fraternidade, Missas Pascais e de Ação de graças, Confissões em preparação à Páscoa e ao Natal, Mês de Maria (Maio) e Mês da Bíblia (Setembro).

Salesianidade

Objetivo: evidenciar que, além de nossa missão como Igreja, nossa comunidade é parte de uma grande família: a Família Salesiana. Iniciada por São João Bosco, todos nós, hoje, a mantemos viva. Para isso, promovemos o conhecimento da vida de nosso fundador, dos vários santos salesianos e dos valores educativos deixados por Dom Bosco.

Presença no Pátio

Objetivo: estar junto com os alunos no momento de recreio, praticando assim um dos fundamentos do sistema educativo vivido por Dom Bosco: a Assistência-Presença. Lá, onde a criança e o jovem é ele mesmo por inteiro, a educação ocorre com maior familiaridade e eficácia.

Animação Vocacional

Refere-se aos projetos ligados a instigar no jovem a reflexão sobre sua verdadeira vocação.

Mês Vocacional (Agosto):

Objetivo: esclarecer aos jovens do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, através de Bom dia e Boa tarde especial, mensagem escrita e cartazes, as diversas vocações na Igreja, suscitando neles a reflexão sobre sua própria vocação.

Acompanhamento vocacional

Objetivos: acompanhar individualmente, com conversas amigas e esclarecimentos necessários, alguns alunos que demonstram uma maior abertura e interesse vocacional.

Animação Missionária

Refere-se aos projetos ligados à evangelização, tanto dos jovens alunos e ex-alunos enviados a lugares distantes como das comunidades que os recebe.

Semana Missionária

Objetivo: proporcionar à alguns alunos convidados da 8ª série e Ensino Médio a experiência missionária. No mês de julho, estes se unem aos jovens do Oratório São Luiz e da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora para oferecerem uma semana de suas férias para a evangelização de uma comunidade, quase sempre rural, de outra cidade. Ao mesmo tempo que realizam atividades para as pessoas que moram naquele local, aprendem a conviver em grupo, se desacomodam de suas casas e experimentam outra realidade. Assim, o missionário percebe e vive Jesus Cristo caminheiro.

Ação Missionária

Objetivo: favorecer a mesma experiência da Semana Missionária aos jovens de idade universitária e adultos. A Ação Missionária que ocorre em janeiro, conta com a participação de alunos do UNISAL, paroquianos e ex-alunos.

Mês Missionário

Objetivo: incentivar e divulgar o trabalho realizado em julho na Semana Missionária pelos nossos alunos. Através de Bom dia e Boa tarde especial, os Missionários apresentam vídeos e dão testemunho de sua experiência aos demais alunos.

Articulação da Juventude Salesiana (AJS)

Refere-se aos projetos ligados ao associacionismo (formação de grupo e associações) e ao protagonismo juvenil (iniciativa do jovem, organização do jovem administração do próprio jovem, jovem sendo evangelizado por jovem). Unindo estes grupos com os de nossa inspetoria e de outras inspetoria do país, existe a AJS.

Projetos:

PJE (Pastoral da Juventude Estudantil)

Objetivo: anunciar e proporcionar a experiência de Jesus Cristo através dos valores evangélicos.  A PJE é formada por alunos interessados da 4ª série ao Ensino Médio, divididos em grupos por faixa de idade. O grupo se encontra uma vez na semana, ao final das aulas, para refletirem, conviverem e celebrarem.

FEST

Objetivo: celebrar o ano de trabalhos realizados nos diversos grupos que formam a AJS. O Festival da Juventude Salesiana (FEST) é o encontro de jovens vindos de todas as obras salesianas para um momento de festa, alegria, agradecimento e formação. No Neste dia, há apresentações de bandas, danças, teatros e oficinas diversas.

Semana do Estudante

Objetivo: refletir o tema da Semana do Estudante através de diversas atividades propostas para a comunidade educativa. Acontece todos os anos na semana do dia 11 de agosto (dia do estudante). O tema é proposto pela Pastoral da Juventude do Brasil, com a qual trabalhamos em união.

Missa da Família

A comunidade educativa pastoral do Liceu Nossa Senhora Auxiliadora proporciona uma vez por mês uma missa que conta com a presença de familiares de nossos estimados alunos.

Essa celebração tem por objetivo celebrar a presença de Cristo no seio da comunidade. Cristo, que morreu por nós, cresceu em uma família virtuosa de fé e esperança em Deus.

Muitas coisas que Jesus aprendeu seus pais o ensinaram.

Nossas celebrações buscam não só resgatar e fazer memória do sacrifício de Cristo por nós, mas também mostrar a importância de uma família enraizada em Jesus Cristo.