Sobre a Orientação Vocacional

O Programa de Orientação Vocacional/Profissional surgiu das necessidades observadas na convivência diária com nossos jovens.

Vivendo uma fase de mundo onde a rapidez de informações, a dinâmica das relações interpessoais (familiares ou não), os estímulos externos (consumismo, violência, corrupção…) não são absorvidos e vivenciados da melhor forma, elaboramos um projeto contendo encontros onde as oportunidades de diálogo, de troca de experiências, de reflexões pessoais e interação com o mundo favoreçam um equilíbrio entre o real e o possível.

Sabemos que o jovem é um ser que se procura e se experimenta. Isso faz com que se defronte com duas tarefas: consolidar sua identidade e construir seu projeto de vida.

Em uma parceria , família e escola colaboram para que o jovem elabore seu projeto de vida. Sabendo onde quer chegar, com certa precisão e o que precisa: condições ambientais, recursos pessoais e financeiros, necessários para que atinja com tranquilidade e segurança seus objetivos.

Os alunos dos 9ºs anos são convidados a participar de  encontros  de forma sistematizada, com textos, dinâmicas e atividades que estimulam o desenvolvimento de atitudes, habilidades e conhecimentos do mundo da educação e do trabalho.

As atividades também auxiliam no discernimento de valores importantes para as relações humanas, determinantes na formação do caráter e dignidade. Momentos significativos que instigam o pensar, e favorecem um posicionamento no processo de decisões, seja qual for a dimensão: pessoal ou profissional.

Ao longo da caminhada esperamos que o jovem tenha condições de tomar decisões conscientes, sabendo julgar as situações de vida de modo crítico e construtivo.

Angela Negrão Dantas
Orientadora Educacional do Ensino Fundamental II