O Colégio

Fundamentado nos princípios cristãos, sob o prisma do Sistema Preventivo de Dom Bosco, hoje o Liceu prima por sua qualidade de ensino, organização pedagógica e formação integral da criança/jovem, sempre norteado pelos valores da ética e da moral, buscando formar “bons cristãos e honestos cidadãos”.

Dom Bosco

domConhecido como santo dos jovens, São João Bosco, Dom Bosco, nasceu no dia 16 de agosto de 1815, no pequeno vilarejo dos “Becchi”, no Piemonte, Norte da Itália. Ficou órfão de pai aos dois anos de idade e foi criado por sua mãe, Margarida Occhiena. Aos nove anos teve um sonho que guiou toda uma trajetória da sua vida: cuidar da juventude abandonada e pobre. Nascido na roça foi estudar na cidade e para se sustentar, trabalhou como carpinteiro, alfaiate e ferreiro e garçom.

O tempo passou, e vendo a cidade cheia de crianças que hoje denominamos “em situação de risco”, decidiu se dedicar a elas. Em 1841 foi ordenado padre e começou a reuni-las aos domingos para instrui-las. Cinco anos depois, mesmo com enormes dificuldades conseguiu abrir o seu primeiro Oratório, na periferia de Valdocco. Lá os meninos tinham alojamento, recebiam comida, afeto,  estudavam e aprendiam uma profissão. Em 1859, com os religiosos e educadores que atuavam no Oratório, fundou a Sociedade de São Francisco de Sales, a Congregação Salesiana. Mais tarde, em 1872, junto com Maria Domingas Mazzarello (Santa Maria Mazzarello), criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e em1869 fundou a Associação dos Salesianos Cooperadores.

Dom Bosco é um santo considerado um patrimônio da educação e o Sistema Preventivo, pode ser aplicado a todas as situações educativas que envolvam crianças e jovens. O carisma salesiano presente nas escolas, paróquias, obras sociais, oratórios, universidades,, cujo projeto Educacional adota o Sistema Preventivo de D. Bosco, estão presentes mesmo em países de culto não católico, como regiões da Ásia e Oriente Médio.

Salesianos no Brasil

A Congregação Salesiana está presente no Brasil há 126 anos. Sua chegada é decorrente da imigração Italiana, para atender aos filhos dos imigrantes que se instalavam no país. Como o carisma salesiano é totalmente voltado à educação, os imigrantes queriam garantir que a educação de seus filhos pudesse manter o mesmo padrão que tinham na Itália, e assim, a cidade de Niterói (RJ) foi a primeira a instituir um Colégio Salesiano, aquela época, no modelo de internato. Hoje o carisma salesiano está em todo o território nacional e suas principais escolas formam a Rede Salesiana de Escolas (RSE), com mais de 100 Estabelecimentos e cerca de 80 mil alunos. A Rede Salesiana de Ação Social (Resas) obra social Salesiana que atende mais de um milhão de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade no país. As obras Salesianas contam com parcerias privadas e públicas e anualmente colocam no mercado de trabalho mais de 300 mil jovens que cursam o ensino profissionalizante.

Dom Bosco foi um homem visionário, grande articulador político e religioso e sempre trabalhou em prol da juventude. Chegou a profetizar o surgimento de uma grande cidade (Brasília), onde há um santuário dedicado ao santo. Sua profecia chegou a detalhes do lugar onde seria construída, inclusive com precisão de datas. Por isso, Dom Bosco é co-Padroeiro de Brasília, junto com a Nossa Senhora Aparecida.

A Família Salesiana, assim chamada por Dom Bosco, está presente em diversas frentes na sociedade e conta com um número expressivo de ex-alunos proeminentes. Entre eles destacam-se políticos, grandes empresários, atores, escritores, atletas, artistas, jornalistas, ministros de Estado. É quase impossível elencar as personalidades que passaram pela Educação Católica nas Escolas e Obras Salesianas, onde há um salesiano há uma presença marcante e diferenciada de acolhida, afeto e alegria, sempre perseguindo uma máxima do fundador em formar “bons cristãos e honestos cidadãos”.

Hoje, o Liceu de roupagem nova, fazendo uma releitura do Sistema Educativo de Dom Bosco, se reconhece pródigo em bênçãos, agradece a Deus por essa trajetória, e pode proclamar: “O Liceu foi fruto de um gesto de amor”.

Rede Salesiana de Escolas (RSE)

O Liceu faz parte da Rede Salesiana de Escolas, a maior rede católica do pais, que compartilham da mesma filosofia, carisma e material de ensino. Visite o site da RSE www.rse.org.br

Inspetoria Salesiana de São Paulo (ISSP)

Os salesianos no Brasil estão organizados localmente em inspetorias. O Liceu faz parte da Inspetoria Salesiana de São Paulo (ISSP).

A Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, coordenada por religiosos salesianos, é responsável pela animação de 103 comunidades educativo-pastorais – entre escolas, instituições universitárias, obras sociais, oratórios e paróquias – constituídas em 25 obras localizadas no estado de São Paulo. A primeira obra salesiana no Estado foi o Liceu Coração de Jesus, fundada na cidade de São Paulo em 1885, quando ainda vivia Dom Bosco, iniciador da congregação salesiana e de um vasto movimento chamado Família Salesiana.

Para conhecer melhor os Salesianos, entre no site da Inspetoria Salesiana de São Paulo.

Missão Pedagógica

O Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora é um colégio da Rede Salesiana de Escolas, situado em Campinas, que oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, sendo considerado um dos melhores da cidade devido à sua infra-estrutura, a qual inclui: bibliotecas, ginásio poliesportivo (Coliseu), acesso a computadores e a laboratórios. O colégio foi fundado em 1897 por Maria Umbelina Alves Couto e Dom João Batista Correia Néri, mais tarde primeiro bispo de Campinas. Ambos juntaram esforços no sentido de erigir uma instituição que pudesse abrigar os órfãos das epidemias de febre amarela que assolaram a cidade de Campinas no final do século XIX. O prédio foi construído em terras doadas pelos Barões Geraldo de Resende e por Francisco e Amélia Bueno de Miranda.