Ensino Fundamental 2

Metodologia do trabalho pedagógico

O trabalho pedagógico está organizado segundo uma concepção de articulação das disciplinas em áreas do conhecimento. A organização curricular em áreas baseia-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em especial os do Ensino Médio, com as devidas adaptações para o Ensino Fundamental e tem por objetivo reunir os conhecimentos que compartilham os mesmos objetos de estudo, facilitando a comunicação e o desenvolvimento de uma prática escolar integradora e crítica.
Os materiais didáticos e os métodos para colocar em prática a nossa proposta pedagógica são pensados para que a integração do conhecimento se efetive; assim, projetos e atividades mais globalizados, envolvendo o desenvolvimento de várias habilidades e conectando conceitos e contextos, estão presentes na metodologia do trabalho.
Na sala de aula, o uso das novas tecnologias como ferramentas pedagógicas fomenta um ambiente colaborativo e interativo, desenvolvendo nos alunos as habilidades necessárias para o século XXI como criatividades e inovação; pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação e colaboração.
Dessa forma, a articulação das várias facetas do trabalho pedagógico alicerçado nos princípios da Pedagogia de D. Bosco visa o desenvolvimento das habilidades escolares comuns que são:

– Leitura e interpretação de diferentes linguagens

– Escrita

– Expressão oral e capacidade de comunicação

– Análise e interpretação de fatos e ideias.

– Mobilização de informações,conceitos e procedimentos em situações diversas

Componente Curricular

Quadro Curricular elaborado nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e conta com uma Base Nacional Comum e uma Parte Diversificada, em consonância com as orientações dos Órgãos Superiores da Educação.
A matriz do Ensino Fundamental 2 apresenta os seguintes componentes curriculares:

Componente curricular  

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

São utilizados diferentes instrumentos avaliativos, tais como: avaliações escritas, relatórios, produções textuais, resolução de listas de exercícios,  pesquisas orientadas, leituras de paradidáticos, elaboração de trabalhos escritos, roteiros de estudo, entre outros.

PROJETOS ESPECÍFICOS

– Grupos de estudo de matemática, astronomia e atualidades com programa para as olimpíadas do conhecimento;
– Grupos de estudo com a supervisão de um professor e da coordenação;
– Disciplinas oferecidas: Matemática, Astronomia e Atualidades;
– O aluno é incentivado e convidado a participar por desempenho escolar.

AVALIAÇÃO INTEGRADA

– Uma a cada trimestre.
– Contempla 5 questões objetivas de cada disciplina e uma produção de texto.
– Relatório de desempenho individual.

OUTROS PROJETOS

– Estudos do meio e visitas técnicas
– Projetos de Leitura
-Concurso de Redação
– Encontro com autores
– Feira do Livro
– Liceu em Movimento
– Programa “ Deixa eu falar”
– Ecodesfile
– Projeto Solidário
– Ciclo de Palestras
– Programa de Orientação Vocacional
– Liderança e Protagonismo Juvenil
– Projeto 100% Tarefa e 100% Liceu

ACOMPANHAMENTO ESCOLAR

Agenda online para registro das tarefas diárias, lembretes, calendário de avaliações e conteúdos de prova.
Portal educacional para acompanhamento pedagógico diário
Portal Futurum para atividades didáticas preparadas e/ ou indicadas pelos professores e atividades do livro digital.
– Atendimento da Coordenação e Orientação para esclarecimentos pedagógicos e agendamento de reuniões com os professores.
-Reunião de pais e mestres uma vez por trimestre.

HORÁRIO

07h05 às 12h30

CORPO DOCENTE

Alfero Mendes Neto – Geografia
Aline Soler Parra – L. Portuguesa e Téc. de Redação
Angela Maria Ferreira Sabioni – Matemática
Angela Pereira Von A. Manocchio – Matemática
Carlos Alberto Prado – História
Célia Regina B. Giorgi – L. Portuguesa
Cláudia Maria Tojal S. Alves – L. Portuguesa e Téc. de Redação
Daniel Simões Rabello – Educação Física
Elaine Mendeleck – Ciências
Fabrício Wesley da Rocha – Geografia
Heldis Silveira Santos – Ciências
Isabel Maria dos Anjos Costa – L. Portuguesa e Téc. de Redação
Jocimara Simões Almeida Kortz – Ciências

Janaína Fernandes Possati – Técnica de Redação
Levi Gustavo Scaqueti – Educação Física
Luciano Henrique Durante – Espanhol
Luiz Augusto Arlindo – Matemática
Marcos Rogério Soares – Educação para o Pensar
Nara Vieira Duarte– Arte
Ricardo Lealdini Campana – Inglês
Rodrigo Chiaradia – Educação Física
Rosmary Roberta da Silva Joaquim – Arte
Silvana Gracioli Pedroso – Ensino Religioso
Teresa Chiacchio A. Fernandes – Matemática
Valquíria P. Tavares Marino – Ensino Religioso
Vanilce Maria Simões M. Balista – Inglês
Victor Begeres Bisneto – Geografia
Virgínia Maria Mancilha Netto – História

Coordenação e Orientação

Maria Ana Marabita – Coordenadora Pedagógica

Angela Negrão Dantas – Orientadora Educacional

Auxiliares

Marcela Silva Taglioni

Thais Renata Turchetti Alves

Últimas Notícias