Ensino Fundamental 1

Objetivos

O Ensino Fundamental 1 atende os alunos do 1º ao 5º ano com base nas orientações da Rede Salesiana de Escolas e dos Parâmetros Curriculares Nacionais cujo objetivo é o desenvolvimento das seguintes habilidades comuns: leitura, escrita e interpretação de diferentes linguagens, expressão oral, análise e interpretação de fatos e ideias, raciocínio lógico, mobilização de informações, conceitos e procedimentos.

Esses objetivos estão alicerçados na proposta de construção da identidade deste educando como pessoa, no relacionamento com o outro, na interação com o meio ambiente e a cultura e no sentido da vida.

A avaliação é constante, processual e articuladora das ações pedagógicas junto ao resultado dos alunos na aplicação de diversos instrumentos avaliativos. Essas atividades (provas, trabalhos, registros, relatórios, produções) são organizadas em Portfólio, o que proporciona ao aluno e à família uma análise dos progressos individuais seus avanços e necessidades e uma reflexão sobre possíveis mudanças.

Material Didático

Os livros da EDEBE foram organizados e produzidos segundo uma concepção  de articulação das disciplinas em áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática, e Ciências Humanas. A organização curricular em áreas baseia-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em especial os do Ensino Médio, com as devidas adaptações para o Ensino Fundamental e  tem por objetivo reunir os conhecimentos que compartilham os mesmos objetos de estudo, facilitando a comunicação e o desenvolvimento de uma prática escolar integradora e crítica.

Cada área- com suas noções, conceitos, habilidades, procedimentos, aplicações e soluções de problemas concretos – viabiliza, na prática, as próprias concepções socioculturais e epistemológicas de uma determinada ciência ou disciplina.

O ensino e os materiais da proposta pedagógica da RSE são pensados para que a integração de conhecimento se efetive; assim, projetos e atividades mais globalizados, envolvendo o desenvolvimento de várias habilidades e conectando conceitos e contextos, estão presentes na metodologia do trabalho.

A meta de todo o material didático, de todas as dimensões da escola e de todos os profissionais envolvidos na proposta pedagógica da RSE é o desenvolvimento das habilidades escolares comuns que são:

• Leitura e interpretação de diferentes linguagens: textos narrativos, poéticos, informativos, mapas, fotos, gravuras, documentos de época, desenhos, gráficos e tabelas, etc.
  • Escrita: produção de textos  em diferentes linguagens, organização e registro de informações.
  • Expressão oral: exposição de ideias com clareza, argumentação coerente, análise de argumentações de outras pessoas.
  • Análise e interpretação de fatos e ideias: coleta e organização de informações, estabelecimento de relações, formulação de perguntas e hipóteses.
  • Mobilização de informações, conceitos e procedimentos em situações diversas.

Componentes curriculares

1º e 2º anos: Língua Portuguesa, Artes, Música, Educação Física, Ciências Humanas e da Natureza, Alfabetização Matemática, Ensino Religioso e Inglês.

3º ano: Língua Portuguesa, Educação Física, Ciências Humanas e da Natureza, Artes, Matemática, Ensino Religioso e Inglês.

4º e 5º anos: Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Ciências Humanas e da Natureza, Matemática, Ensino Religioso, Inglês e Educação para o Pensar.

Manhã:

• Entrada: 7h10
  • Saída: 11h35

Tarde:

• Entrada: 13h10
  • Saída: 17h35

Equipe Pedagógica do Ensino Fundamental I

Coordenadora Pedagógica (manhã): Márcia Regina Fontanella Teixeira
Coordenadora Pedagógica (tarde): Maria Lúcia Cunha de Figueiredo Torres Carvalho

Alessandra Elvira Orsi
Aline Aparecida Arruda Ferreira