Ensino Fundamental 1

Objetivos

O Ensino Fundamental 1 atende os alunos do 1º ao 5º ano com base nas orientações da Rede Salesiana de Escolas e dos Parâmetros Curriculares Nacionais cujo objetivo é o desenvolvimento das seguintes habilidades comuns: leitura, escrita e interpretação de diferentes linguagens, expressão oral, análise e interpretação de fatos e ideias, raciocínio lógico, mobilização de informações, conceitos e procedimentos.

Esses objetivos estão alicerçados na proposta de construção da identidade deste educando como pessoa, no relacionamento com o outro, na interação com o meio ambiente e a cultura e no sentido da vida.

A avaliação é constante, processual e articuladora das ações pedagógicas junto ao resultado dos alunos na aplicação de diversos instrumentos avaliativos. Essas atividades (provas, trabalhos, registros, relatórios, produções) são organizadas em Portfólio, o que proporciona ao aluno e à família uma análise dos progressos individuais seus avanços e necessidades e uma reflexão sobre possíveis mudanças.

Material Didático

Os livros da EDEBE foram organizados e produzidos segundo uma concepção  de articulação das disciplinas em áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática, e Ciências Humanas. A organização curricular em áreas baseia-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em especial os do Ensino Médio, com as devidas adaptações para o Ensino Fundamental e  tem por objetivo reunir os conhecimentos que compartilham os mesmos objetos de estudo, facilitando a comunicação e o desenvolvimento de uma prática escolar integradora e crítica.

Cada área- com suas noções, conceitos, habilidades, procedimentos, aplicações e soluções de problemas concretos – viabiliza, na prática, as próprias concepções socioculturais e epistemológicas de uma determinada ciência ou disciplina.

O ensino e os materiais da proposta pedagógica da RSE são pensados para que a integração de conhecimento se efetive; assim, projetos e atividades mais globalizados, envolvendo o desenvolvimento de várias habilidades e conectando conceitos e contextos, estão presentes na metodologia do trabalho.

A meta de todo o material didático, de todas as dimensões da escola e de todos os profissionais envolvidos na proposta pedagógica da RSE é o desenvolvimento das habilidades escolares comuns que são:

  • Leitura e interpretação de diferentes linguagens: textos narrativos, poéticos, informativos, mapas, fotos, gravuras, documentos de época, desenhos, gráficos e tabelas, etc.
  • Escrita: produção de textos  em diferentes linguagens, organização e registro de informações.
  • Expressão oral: exposição de ideias com clareza, argumentação coerente, análise de argumentações de outras pessoas.
  • Análise e interpretação de fatos e ideias: coleta e organização de informações, estabelecimento de relações, formulação de perguntas e hipóteses.
  • Mobilização de informações, conceitos e procedimentos em situações diversas.

Componentes curriculares

1º e 2º anos: Língua Portuguesa, Artes, Música, Educação Física, Ciências Humanas e da Natureza, Alfabetização Matemática, Ensino Religioso e Inglês.

3º ano: Língua Portuguesa, Educação Física, Ciências Humanas e da Natureza, Artes, Matemática, Ensino Religioso e Inglês.

4º e 5º anos: Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Ciências Humanas e da Natureza, Matemática, Ensino Religioso, Inglês e Educação para o Pensar.

Horários

Manhã:

  • Entrada: 7h10
  • Saída: 11h35

Tarde:

  • Entrada: 13h10
  • Saída: 17h35

Equipe Pedagógica do Ensino Fundamental I

Coordenadora Pedagógica (manhã): Márcia Regina Fontanella Teixeira
Coordenadora Pedagógica (tarde): Maria Lúcia Cunha de Figueiredo Torres Carvalho

Professores

Alessandra Elvira Orsi
Aline Aparecida Arruda Ferreira
Ana Paula Ciocci Negrão
Andréa Marques G. Bizaia
Bianca Araújo de Almeida
Carolina Barreto Andreoli
Elisandra Mendes Schimidt do Espírito Santo
Fabiana Cristina Antonio Martins Belletti
Flávia Cristina Galdino
Giovana Crivellaro Ferraz
Gisele Lacerda Ribeiro
Helena Cristina Silva de Farias
Juliana Gomes Mendes
Jussara Regina de Melo Faria
Karen de Alcântara Nery
Laís Karen Mariucci
Lúcia C. Tcheckmenian
Maria Elisabeth de Souza
Maria Regina C. Garcia C. e Silva
Marisa das Graças B. D. da Silva
Mônica Cardoso da Silveira Reis
Paula Pondian Tizzei
Paulina Angelini Medeiros Piccirilli
Poliana Helena Batista Thomaz
Rafaela Carias Vidotto
Roberta C. Vidotto Ortiz dos Santos
Roseli Aparecida Pereira Giacomello
Simone Fernandes Coelho
Telma dos Santos Maria

Letícia Fernanda Gonçalves Finatti / Fernanda Vieira Nunes Silva – INGLÊS
Daniel Simões Rebello – EDUCAÇÃO FÍSICA
Luiz Antonio Fortunato – MÚSICA
Marcos Rogério Soares – EDUCAÇÃO PARA O PENSAR
Giovana Felippini Gomes Pereira / Marli Domingues Braga – ARTES

Auxiliares

Fernanda Marques Cesarino

Lívia da Silva Rodrigues

Últimas Notícias