Objetivos

A educação infantil tem por objetivos orientar, assistir e recrear a criança, buscando seu desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social. Tem um planejamento específico, professores habilitados e em processo de formação continuada. Constitui-se, assim, num espaço que propicia:

• A formação pessoal e social. Esse processo se realiza num ambiente de valores cooperativos e na convivência com o outro.
  • O conhecimento de mundo com as seguintes áreas: Matemática; Língua Portuguesa; Natureza e Sociedade; Artes; Movimento; Valores e Religiosidade; Música e Informática.

Essas áreas são caminhos para as crianças construírem suas habilidades.
O equilíbrio da personalidade e o desenvolvimento da autonomia são outros objetivos a serem alcançados.

A avaliação de natureza formativa é feita mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento de cada criança, e realizada por meio da observação e intervenção sistemática do professor.

Turmas

• Infantil Mirim – Idade: 02 anos (a completar até 30/06/2016)
  • Infantil 1 – Idade: 03 anos (a completar  até 30/06/2016)
  • Infantil 2 – Idade: 04 anos (a completar até 30/06/2016)
  • Infantil 3 – Idade: 05 anos (a completar até 30/06/2016)

Manhã:

• Entrada: 7h10
  • Saída: 11h30

Tarde:

• Entrada: 13h10
  • Saída: 17h30

Material Didático – Caleidoscópio

Há muitas especificidades no material cuidadosamente preparado para os alunos e professores.

• O material é composto por fichas organizadas para destacar e utilizar de forma combinada  com as propostas da coleção e com os próprios projetos  da série.
  • As propostas são desenvolvidas por semestre.
  • As fichas de Português e Natureza e Sociedade são organizadas por projetos.
  • Em Matemática a organização ocorre por sequências didáticas.
  • Artes, Ensino Religioso e Movimento são considerados temas transversais e acompanham todas as propostas de todas as disciplinas, além de contarem com um espaço próprio no projeto para os registros.

Os conteúdos foram elaborados levando em consideração o que está proposto nos referenciais curriculares nacionais para a educação infantil e nos estudos mais recentes sobre o trabalho nessa fase, tais como os de Régio Emilia na Itália, e os de pesquisadores brasileiros como Emilia Cipriano.

O material também dialoga com a proposta já iniciada no atual ensino fundamental. Há um projeto gráfico e editorial elaborado especificamente para o material, levando em conta as imagens, os espaços, o tipo de letra enfim tudo que pudemos cuidar para que as crianças recebam o material como delas. As propostas são sempre desafiadoras, buscam apresentar ao aluno possibilidades de reflexão, de ação autônoma, de protagonismo e de resolução de problemas” – Kátia Stocco Smole – Gerente Pedagógica da Rede Salesiana de Escolas.

Equipe Pedagógica da Educação Infantil

Coordenadora Pedagógica : Adriana Mion

Auxiliar (manhã): Mariana Bergamasco Strazza

Auxiliar (tarde): Ananda Barbosa Rodriguez

Professoras

Infantil Mirim A – Profª Glaucia
Infantil 1 A – Profª Sonia
Infantil 1 B – Profª Ana Claudia
Infantil 1 C – Profª Cleidiane
Infantil 2 A – Profª Adriana
Infantil 2 B – Profª  Didiane
Infantil 2 C – Profª  Aline C.
Infantil 3 A – Profª  Laís
Infantil 3 B – Profª  Fernanda
Infantil 3 C – Profª  Marília
Infantil 3 D – Profª  Aline P.

Auxiliares de Classe

Amanda