ECODESFILE 2017, 10 anos de muito sucesso!

Por - 28 de novembro de 2017

No dia 07 de novembro, com muita originalidade, os alunos dos sétimos anos apresentaram para todos os alunos do EF2 no período da manhã e, à noite, para os pais e convidados, a finalização do projeto ECODESFILE, uma proposta de trabalho interdisciplinar, realizada pelos professores de Ciências, Artes e Língua Portuguesa.

Já se passaram 10 anos de um projeto que começou modestamente nas aulas práticas de ciências e que, ao longo desses anos todos, foi ganhando corpo e alma, igual ao mais nobre vinho que quanto mais tempo passa mais encorpado e saboroso fica. Durante esse percurso, novas disciplinas e diversos profissionais vieram somar forças até transformar o ECODESFILE num megaevento, marca de sucesso premiado pelo jornal Correio Popular (RAC) e apresentado nos Fóruns de Educação da Unicamp.

Esse projeto ecológico consiste em aliar o conteúdo programático ao tema da sustentabilidade, assunto muito debatido na nossa atualidade. Com início no comecinho deste semestre, foram reunidos vários temas de estudo como extração e uso de corantes naturais, noções de Química, técnicas de tingimento, customização, técnicas de passarela e arte cenográfica, pesquisa, elaboração de texto, treino de oratória e muitas outras situações de aprendizagens que só o cotidiano de uma sala de aula reserva a nós, educadores.

Neste ano comemorativo, o tema norteador do projeto não poderia ser mais apropriado do que FESTA. E foi nesse clima de festa e mediados pelos professores, que nossos alunos idealizaram desde o que iriam utilizar como pigmentos, para tingir as camisetas até a proposta de convite e entrega de mimos para o evento.

Com muita criatividade e originalidade em suas apresentações, os alunos ressaltaram um pouco do rico e vasto universo cultural da humanidade, nas suas diferentes formas de celebrar a vida. Não é por acaso que no nosso DNA tem LICEU.

O espetáculo apresentado foi magnífico! Momentos como esse fazem com que a voz do coração, cheia de orgulho e repleta de alegria, possa dizer o quanto essa equipe: alunos, professores e, especialmente, a família, é fantástica! PARABÉNS E APLAUSOS A TODOS!!

Professor Heldis Silveira Alves e  Professora Margarete Helena Alves