ECODESFILE 2017, 10 anos de muito sucesso!

No dia 07 de novembro, com muita originalidade, os alunos dos sétimos anos apresentaram para todos os alunos do EF2 no período da manhã e, à noite, para os pais e convidados, a finalização do projeto ECODESFILE, uma proposta de trabalho interdisciplinar, realizada pelos professores de Ciências, Artes e Língua Portuguesa.

Já se passaram 10 anos de um projeto que começou modestamente nas aulas práticas de ciências e que, ao longo desses anos todos, foi ganhando corpo e alma, igual ao mais nobre vinho que quanto mais tempo passa mais encorpado e saboroso fica. Durante esse percurso, novas disciplinas e diversos profissionais vieram somar forças até transformar o ECODESFILE num megaevento, marca de sucesso premiado pelo jornal Correio Popular (RAC) e apresentado nos Fóruns de Educação da Unicamp.

Esse projeto ecológico consiste em aliar o conteúdo programático ao tema da sustentabilidade, assunto muito debatido na nossa atualidade. Com início no comecinho deste semestre, foram reunidos vários temas de estudo como extração e uso de corantes naturais, noções de Química, técnicas de tingimento, customização, técnicas de passarela e arte cenográfica, pesquisa, elaboração de texto, treino de oratória e muitas outras situações de aprendizagens que só o cotidiano de uma sala de aula reserva a nós, educadores.

Neste ano comemorativo, o tema norteador do projeto não poderia ser mais apropriado do que FESTA. E foi nesse clima de festa e mediados pelos professores, que nossos alunos idealizaram desde o que iriam utilizar como pigmentos, para tingir as camisetas até a proposta de convite e entrega de mimos para o evento.

Com muita criatividade e originalidade em suas apresentações, os alunos ressaltaram um pouco do rico e vasto universo cultural da humanidade, nas suas diferentes formas de celebrar a vida. Não é por acaso que no nosso DNA tem LICEU.

O espetáculo apresentado foi magnífico! Momentos como esse fazem com que a voz do coração, cheia de orgulho e repleta de alegria, possa dizer o quanto essa equipe: alunos, professores e, especialmente, a família, é fantástica! PARABÉNS E APLAUSOS A TODOS!!

Confira as fotos!

Professor Heldis Silveira Alves e  Professora Margarete Helena Alves