A alegria de ser um “aluno autor” de livro !

Por - 14 de maio de 2018

Em 2017, durante a Semana Esportivo Cultural realizada em outubro, os alunos dos 4os anos do Ensino Fundamental 1 tiveram o prazer de ter uma contação de histórias com a Prof. Regiane Rossi Hilkner (Unisal/Americana). Ela é autora da Coleção Abayomi, composta de 4 livros que favorecem o diálogo entre tradição, história e o cotidiano atual, com o objetivo de minimizar os reflexos do racismo na rotina escolar.

A partir desse encontro, como proposta da escola, os alunos escreveram textos relacionando o conteúdo que estavam aprendendo na disciplina Ciências Humanas e da Natureza (história da escravidão no Brasil) e a história contada pela autora da Coleção Abayomi.

As crianças foram convidadas, então, pela editora Adonis, por intermédio da autora Regiane Rossi Hilkner, a enviarem suas histórias a fim de serem selecionadas para publicação de um livro da Editora (Projeto Como Nasce um livro – um dos maiores projetos de incentivo à leitura e à escrita da América Latina).

Em março de 2018, o Liceu recebeu a notícia de que 3 histórias foram selecionadas e que comporiam a 8ª edição do livro Letra Viva.

• Maria Eduarda Reis Guerra – Texto: A descoberta
  • Sofia Ayumi Brefe Oizumi – Texto: A África
  • Thiago Diaz Goes – Texto: Um laço de esperança

Com grande alegria, homenageamos nossos “alunos autores” no Bom Dia / Boa Tarde, com a presença de suas famílias, dos colegas do EF1 e professores, lembrando que os alunos dos textos selecionados foram acompanhados pelas professoras Paula Pondian Tizzei e Roberta C. Vidotto Ortiz dos Santos.

Assim, já começou uma agenda de compromissos dos “alunos autores”… No dia 19/03, de manhã, fizeram fotos para publicação, escreveram uma pequena biografia para ser colocada no livro, deram depoimento sobre a participação e os sentimentos ao saber que o texto havia sido selecionado… Que sensação gostosa!

Além disso, no dia 07/05, participaram da solenidade de lançamento do livro, na Unisal (Campus Americana), com a presença de 100 alunos selecionados de algumas escolas da Região Metropolitana de Campinas, familiares e amigos que prestigiaram. Também estiveram lá, com grande orgulho, a Coordenadora Pedagógica Lucinha, a Orientadora Educacional Renata e, representando os professores, a Professora Mônica. Nesta ocasião, os alunos também receberam uma placa de homenagem do Liceu, feita com muito carinho para demonstrar a alegria e o orgulho que toda a equipe pedagógica sente por esta conquista dos nossos “alunos autores”.

Para completar as homenagens, os alunos levaram um exemplar do livro à biblioteca do colégio, sendo recebidos e parabenizados pelo Diretor Geral, Pe. Alexandre, e pela Diretora Pedagógica, Rose. Em seguida, autografaram os textos e entregaram o livro à responsável pela biblioteca infantil, Luciana.

Maria Lúcia C. F. Torres Carvalho – Coordenadora Pedagógica EF1