2os anos do Ensino Fundamental 1 saboreiam histórias na biblioteca!

Por - 25 de junho de 2018

Ouvir e contar histórias é, sem dúvida, uma das melhores coisas da vida. É inegável que crianças e adultos se encantam com uma história bem contada, seja ela retirada de um livro de histórias ou uma narrativa pessoal de um fato.

A arte de contar histórias é um ato milenar, que reúne pessoas em torno de mensagens, conhecimento e informação, desde o tempo em que apenas a oralidade era possível. As histórias aproximam pessoas, desvendam mistérios, compartilham aventuras, medos, angústias e finais felizes. Quando nos reunimos em torno de uma história e seu narrador, compartilhamos sentimentos, tornamo-nos sensíveis aos sonhos alheios e dividimos não apenas um espaço, mas as imagens, os pensamentos e as emoções.

Constatam-se, assim, muitas vantagens e a importância da “contação de histórias” nos espaços de educação formal e não formal, que tem como objetivo desenvolver e incentivar o gosto pela leitura.

No EF1, os alunos têm a oportunidade de aproveitar o espaço da biblioteca para tudo isso. No 2º ano, a leitura é explorada de várias formas, como: sorteio de alguns alunos para contarem sobre o livro que levaram (por que indicaria ou não o livro para os colegas?); professora inicia uma história e cada aluno inventa a continuação da mesma, entre outras.

“Crianças que aprendem a gostar de livros desde cedo serão adultos mais capazes de se concentrar, de relacionar conteúdos e ideias e de lidar com suas emoções” (Revista Veja, 18 de abril de 2018).

Professoras dos 2os anos – EF1